Pin It

 

O Pará tem tido dificuldade para diminuir os casos de Chikungunya no estado. Neste ano, foram mais de dez mil casos notificados. Segundo a coordenadora do Plano de Dengue, Zika e Chikungunya do Estado do Pará, Aline Carneiro, isso se deve ao fato de que o vírus nunca havia circulado pelo estado. Os casos registrados eram de pessoas de outras regiões do país. Os municípios mais afetados pela doença são: Belém, Xinguara, Parauapebas e Jacundá. A coordenadora comenta ainda que a população deve prestar mais atenção aos possíveis criadouros que podem estar dentro das residências.

“Quando se trata dos municípios mais urbanizados, como a capital, muito se concentra no D2, que é o lixo doméstico. Em alguns municípios que tem muita falta d’água, no reservatório ao solo, que são as caixas d’água, aqueles potes grandes que fazem o reservamento de água.”

Com relação aos números de Dengue e Zika, houve uma melhora e uma redução de 30% dos casos notificados e de 20% das confirmações. Isso se deve à imunidade da população para com o vírus, embora não signifique que o mosquito vai deixar de acometer alguém no Estado do Pará. Aline também diz que o combate ao mosquito deve ser diário, para que os números não voltem a aumentar. A coordenadora afirma que a população é fundamental esse combate.

“O ideal é que a população, cada pessoa, se responsabilize pela sua casa. Que eleja um dia, lembrar ‘Ah, eu moro em apartamento’, mas ele tem o vasilhame do cachorro, tem que esfregar o vasilhame, não só desprezar. Várias coisas devem ser sempre observadas, não é eventualmente. E fazer a rotina uma vez por semana.”

Faça parte dessa luta! Não deixe que o mosquito se prolifere. Verifique acúmulos de água em pneus, latas, vidros, garrafas, vasos de flores, pratos de vasos, caixas d’água, tampinhas de garrafas, entre outros. Participe também e lembre-se de que um mosquito pode prejudicar uma vida. E o combate começa por você. Para mais informações sobre o assunto, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

(Fonte: Agência do Rádio)

Pin It