Pin It

O Círio tem vários objetos simbólicos que podem ser apreciados durante o seu trajeto. Entre os principais está a berlinda, que leva a imagem da Santa. Mas há outros também. Como é o caso da corda

, espaço de pagamento de promessas

dos romeiros.

Feita de puro sisal torcido, a corda requer maior sacrifício físico e emocional. Ela é utilizada para separar a berlinda e o carro dos milagres e assim conservar um equilíbrio perfeito característico da fé aliada à obediência.

O manto é mais um dos símbolos da Festa de Nazaré. A cada procissão, há sempre um novo manto envolvendo a figura de Nossa Senhora. O manto tem sempre uma conotação mística, relatando partes do evangelho. Confeccionado com material caro e importado.

As velas, ou círios, são feitas de cera, em vários formatos, retratando partes do corpo humano, ou ainda, uma vara de cera da mesma altura do pagador da promessa. As velas, são um símbolo da fé dos promesseiros, que através delas, 'pagam' a uma graça alcançada.

As crianças, tradicionalmente vestidas de anjos também compõem um mosaico místico de beleza e fé.

As homenagens de fogos de artifício, queimados durante a passagem da imagem pelas ruas de Marabá também integram o cenário.

Pin It